Pequenas usinas de biodiesel nas grandes cidades
// 10 setembro 2010 // Biodiesel, Usinas
Já se passaram mais de cinco anos desde o lançamento do PNPB e até hoje o governo não achou uma maneira ou não decidiu apoiar o aproveitamento do óleo de cozinha usado nos lares brasileiros. Não há uma política pública para isso.
Não vou aqui voltar a enumerar os benefícios do recolhimento correto dos óleos vegetais usados, já fiz isto em diversos artigos que estão no site ou na revista BiodieselBR (aqui, aqui e aqui).
Em uma notícia divulgada no mês passado os pesquisadores da Coppe sugeriram que o bairro de Copacabana deveria receber uma usina piloto para produzir biodiesel com óleo usado, por ser um bairro com alta concentração de hotéis e restaurantes e que o óleo vegetal usado não é descartado adequadamente. A sugestão é boa, principalmente por trazer o tema a discussão, mas carece de ajustes.
Copacabana é um bairro turístico, uma praia famosa e grande concentração de empresas de serviços. Não é uma região industrial. Por isto, acho que não seria o local ideal para a construção de uma usina de biodiesel, mesmo pequena. A cidade do Rio de Janeiro possui diversas áreas específicas para a construção de indústrias.
Mesmo porque não é viável construir uma usina para atender apenas um bairro como o de Copacabana. Ê preciso encontrar o melhor local que atenda o maior número de bairros possível. Uma usina, mesmo pequena, precisa de uma certa escala.
Univaldo Vedana