Introduzindo… BiodieselBr Blog
// 20 agosto 2006 // Biodiesel
Bem-vindos ao Blog Biodiesel Br. É com muito entusiasmo que anunciamos o lançamento deste blog, um novo jeito de comunicação com nossos assinantes e toda a indústria do biodiesel. Nossa equipe está cheia de energia e focada, como nunca esteve antes e já que passamos o dia inteiro envolvidos com o tema biodiesel, nada mais interessante que criarmos um espaço para apresentar os detalhes de novas notícias e escrevermos sobre os vários tópicos que despertam enorme interesse entre vocês.
Esperamos abordar toda semana novos assuntos, colocar os temas em discussão não somente entre nossa equipe, mas com todos vocês. Com o passar do tempo esperamos que este seja o espaço onde cada um da BiodieselBr.com possa dar sua opinião, fazer perguntas e obter feedback.
O que vocês podem esperar deste blog:
- Informações atualizadas sobre os diversos tópicos do setor de Biodiesel.
- Links, muitos links para as informações relevantes.
- Opiniões e comentários
Esperamos que vocês aproveitem este blog, assim como nós!
Para acessar o blog e adicioná-lo aos favoritos este é o endereço: www.biodieselbr.com/blog
Excelente iniciativa.
Estou tentando usar e entender como funciona , se puder me explique ?
Dilson
A melhor forma de seguir blogs (e outros sites que estão atualizados com freqüencia) é usar um programa “leitor de RSS”.
Eu uso programa chamado “Great News”:
http://www.curiostudio.com/
Basta adicionar o endereco RSS (veja embaixo) deste blog no programa e ela vai verificar sempre se tem atualizacoes no blog.
http://www.biodieselbr.com/blog/feed
Mais informacao sobre RSS: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u16829.shtml
Gostaria de saber dos Srs sobre as opiniões do engenheiro Fendel que consta no site http://www.fendel.com.br sobre o biodisel.
Acho que o Sr. Fendel está enganado com relação a utilização dos óleos vegetais brutos diretamente nos motores. Seria realmente mais fácil e barato projetar novos motores a óleo bruto do que fazer a transesterificação do óleo?
Creio que não. O óleo bruto é muito viscoso e exigiria um sistema de injeção muito mais resistente.
Acho que devemos investir na valorização dos sub-produtos da cadeia do biodiesel, como a glicerina, as tortas e farelos, cascas, etc. Acho que podem ser aproveitados e viabilizar economicamente a produção. Talvez possam ser aproveitados para co-geração, assim como é feito com o bagaço de cana.
Espero q essas alternativas de renda, seja a longo prazo, o agricultor nao aguenta mais achar q encontrou a alternativa de renda, e no outro dia percebe que nao era tudo aquilo. Gostaria de parabenizar esses projetos.
Felipe
E sobre o craqueamento?
Seria viável?
O craqueamento, quanto à qualidade do biodiesel formado, é viável.
Mas nós carecemos de estudos e pesquisas que comprovem a viabilidade econômica de tal processo.
Esse ano foi inaugurada uma planta piloto na UNB, vejam:
http://www.unb.br/iq/lmc/biooleo.htm
Aliás, que história é essa de viabilidade econômica???
Acho que já está mais do que na hora de pensarmos em viabilidade socio-econômica-ambiental.
OLA MEUS CAROS AMIGOS…BEM ISTO SE ME É PERMITIDO TAL.
BEM LI E RE-LI ATENTAMENTE O QUE VÁRIOS ESTUDIOSOS ESCREVERAM,MAS ALGO DE ERRADO ESTA EM TUDO
1º ALGUEM CONHECE PINHAO BRAVO??????????????
NAO! ENTAO NAO´SE PODE ESCREVER TANTA COISA ERRADA OK
EMBORA EU SEJA SOMENTE ENGº DO AMBIENTE JA ESTOU HABITUADO E LE NNNNNNNNNNNN ERROS É PENA NAO HAVER CUIDADO COM O QUE ESCREVEM OK AMIGOS E FUTUROS ENGºS TENHAM SEMPRE ATENÇAO
GOSTARIA DE DIZER QUE PARA ALEM DE SER O QUE JA REFERI SOU DIRECTOR DE UMA ASSOCIAÇAO DE FRUTOS SECOS E PASSADOS
E NAO GOSTO DE VER ESSES POMPOSOS ELEMENTOS TAO MAL TRTADOS
SEM OUTRO ASSUNTO SOU
SEMPRE SENA BRANCO
Sobre o fendel, ele defende mistura diesel oleo vegetal em até 30%, isso é um absurdo, com essa quantidade o motor para!
Outra coisa é usar kits para usar 100% óleo vegetal, isso sim funciona, mas os kits dele são muito ruins podendo comprometer o motor, pode contaminar com agua e estragar sistema de injeção!
O bom mesmo é usar o sistema elsbett que roda lá fora a muito tempo! http://www.elsbett.com.br
A polêmica do Biodiesel
Durante a nona reunião de audência pública da Comisão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, no dia 26/11/2003, em que os parlamentares debatiam com José Eduardo Dutra, o deputado Julio Cesar disse “Até hoje não me convenci de que o biodiesel é viável. Faço todas as contas. Sou agriculator, sei o preço da soja e da mamona e não sei como se vai viabilizar o biodiesel para competir com o diesel, que segundo informações de que disponho, tem custo de produção de 50 centavos por litro”.
E resposta, o Presidente da Petrobrás disse: “No que diz respeito ao biodiesel, hoje ele não é visto como alternativa para concorrer com o diesel – todos sabemos que isso já vem acontecendo em diversos países do mundo e também acontecerá no Brasil”.
FRENTE A ESTA DISCUSSÃO, EU PERGUNTO A QUEM QUEIRA RESPONDER:
O governo Lula ao desenvolver esforços tão grandes para o programa do Biodiesel não estaria desperdiçando o dinheiro do contribuinte?
Kleber
Kleber,
Ideias retrogradas como a sua deixam nosso país sempre às margens do desenvolvimento tecnológico que se observa hoje no mundo.
Desperdício de dinheiro do contribuinte é investir em assistencialismo e em tecnologias ultrapassadas.
O biodiesel é promessa em questao de combustiveis, e diversas iniciativas de pesquisa ja apontam que é possível sim competir com o diesel, e suprir a demanda. As microalgas sao exemplo disso.
Investir em inovações tecnológicas, principalmente na area de energias renovaveis, é pensar na frente, pois a matriz energetica do mundo precisa ser redirecionada para outras fontes que não o petroleo. Com barris na casa dos 100 dólares, se observa cada dia mais a necessidade da mudança.
Nosso país dispoe de uma capacidade produtiva invejável, podendo ser lider nesse mercado de novas energias se investimentos forem (bem) feitos em pesquisa e desenvolvimento.
Meu caro Luiz Mello, quais são as idéias que eu apresentei? Não apresentei idéias. Portanto não há “idéias retrógradas”, como você afirma.
Eu apenas apresentei os fatos e coloquei a questão sobre o desperdício de dinheiro do contribuinte, o que é uma realidade, publicada pelos principais jornais do Brasil, para que fosse um assunto a ser debatido por quem desejasse. Em lugar de ir ao foco, suas palavras procuram agredir quem coloca a questão para o debate. Precisamos debater o assunto sem paixões, voce não acha?
Veja: 1. Folha de S.Paulo – Brasil Ecodiesel tem prejuízo de R$ 26,2 milhões no 1º semestre – 16/08/2008