O dendê na iniciativa privada
// 13 janeiro 2010 // Matéria-prima
Independente da reforma do código florestal e de incentivos públicos para ao desenvolvimento do plantio do dendê no Brasil, a iniciativa privada intensifica o investimento na cultura.
Depois de anos de pouco crescimento da área plantada, 2009 foi marcado pelo anúncio de diversos projetos de cultivo da palma. O mais importante é o da Vale/Biopalma que deverá nos próximos anos desbancar a Agropalma como a maior produtora brasileira de óleo de dendê. A intenção da empresa é chegar a 95 mil hectares plantados.
Outras empresas como a Denpasa, Marborges, Mejer-Yossan e Palmasa tem previsões de dobrar a área plantada até 2015 em relação a 2009. A previsão da Agropalma é, até 2015, acrescentar mais 12 mil hectares aos 39 mil existentes.
Caso todos os projetos se tornem realidade o plantio de palma no Pará passará dos atuais 76 mil hectares para 210 mil hectares em 2015.
Em Roraima e sul da Bahia também existem projetos de plantio de palma em execução. Em Roraima a Brasil BioFuels já iniciou o plantio e pretende chegar 5 mil hectares nos próximos anos. No sul da Bahia a Biobrax também tem um projeto em execução.
Apesar desses esforços e do crescimento projetado no cultivo do dendê, o aproveitamento das terras disponíveis ainda é muito pequeno. O plantio da palma no Brasil deveria ser medido em milhões de hectares e não em milhares.
Univaldo Vedana