A verdade é outra sobre as exportações do óleo de soja

// 30 outubro 2008 // Biodiesel

As notícias veiculadas nesta semana (aqui e aqui) culpam de certa forma o biodiesel como o responsável pela redução das exportações brasileiras de óleo de soja. Mas a verdade é outra.

A lei Kandir incentiva a exportação de soja em grãos, prejudicando a exportação de óleo. O governo brasileiro insiste em não atualizar essa lei. Com isso, os exportadores preferem exportar a soja em grãos sem imposto à exportar seu óleo pagando tributos. A lei incentiva a exportação de produtos com menor valor agregado. Exatamente o inverso do que todos os países estão buscando, o modelo brasileiro evita a criação de mais empregos internos e incentiva empregos nos países importadores da nossa soja.

Outro ponto a ser considerado. Para cada litro de biodiesel produzido substitui a importação do correspondente em diesel. No mês de agosto passado o custo médio do diesel importado foi de U$ 1.070 por m³, segundo os dados da ANP. A previsão para este ano é de uma importação de diesel um pouco superior a seis bilhões de litros, a maior da história. Com um impacto na balança comercial superior a cinco bilhões de dólares.

Não saberia calcular quantos empregos e rendas adicionais seriam gerados no Brasil se produzíssemos esses seis bilhões de litros de biodiesel, deixando de exportar cinco bilhões de dólares em troca do diesel, mas estou certo de que o resultado seria um grande número favorável a economia brasileira.

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login