Brasil, país do futuro e celeiro do mundo

// 05 novembro 2009 // Matéria-prima

Brasil, país do futuro e celeiro do mundo. Esta frase lembra à minha infância. E olha que já se passou meio século.

O país cujo futuro não chega nunca e que dizem ser celeiro do mundo enquanto em seu território milhões de pessoas passam fome ou não se alimentam adequadamente. Que tipo de futuro e celeiro é este?

Prefiro um país do presente, onde seus habitantes tenham na sua dispensa os alimentos necessários e condições de produzirem ou comprarem todos os meses.

Como um país que exporta soja, milho, açúcar, arroz, carnes e derivados, leite e derivados não consegue alimentar adequadamente parte de sua população?

E o que tudo isso tem a ver com a produção de biodiesel brasileira? Muita coisa. A produção de biodiesel depende de produção agrícola de oleaginosas. Quase todas as oleaginosas que podem ser produzidas no Brasil tem um subproduto chamado farelo ou torta que serve para a alimentação animal. Na realidade o subproduto é o óleo, pois representa a menor parte do grão, entre 20% a 40% dependendo do grão. O restante é torta ou farelo.

O país tem mais de 30 milhões de hectares de áreas agricultáveis prontas, desmatadas há muitos anos, utilizados apenas na safra de verão. Com a otimização dessas imensas áreas o país faria um uso mais racional de suas terras, teria mais empregos, utilizaria mais equipamentos, produziria mais alimentos e aumento da renda no campo. Tudo isso incentivando o plantio de oleaginosas para a produção de biodiesel.

O biodiesel pode ajudar o país a encontrar o caminho para chegar no futuro, com comida para todos.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login