Brasil será o terceiro no biodiesel
// 31 agosto 2009 // Biodiesel
O Brasil deve tornar-se o terceiro maior produtor de biodiesel do mundo em 2009. Isso por que o biodiesel nos Estados Unidos está enfrentando diversos problemas que refletem diretamente na produção e este ano o país caminha para uma redução no volume produzido de 50% em relação ao ano passado.
Os principais fatores que ocasionaram essa queda na produção:
- A crise financeira mundial;
- A retirada de subsídios;
- A implementação de tarifas antidumping européias;
- A não aprovação de incentivos nos Estados Unidos;
- O preço mais baixo do petróleo.
Os EUA devem reduzir sua produção de 2,64 milhões de litros em 2008 para 1,3 milhões em 2009. Esta será a primeira queda de produção em dez anos.
Esta crise americana contrasta com a solidez brasileira, pois em 2009 nós devemos ultrapassar a marca de 1,5 bilhão de litros, um aumento superior a 28% que acontecerá graças à mistura obrigatória e aos empresários que acreditaram no programa. Devemos ficar atrás apenas da Alemanha e França e ultrapassar além dos EUA a Argentina, que também enfrenta dificuldades.
E o Brasil deve aumentar consideravelmente sua produção também em 2010. Com o B5 a partir de janeiro, serão necessários 2.250 milhões de litros de biodiesel para suprir a demanda, um aumento de 50% em relação a 2009.
Ainda temos uma perspectiva positiva de aumento no uso de biodiesel com incrementos maiores no percentual obrigatório a partir de 2010 e com o B20 metropolitano.
Univaldo Vedana