Usina de Biodiesel Improdutiva

// 14 maio 2007 // Biodiesel

Por Univaldo Vedana

Usina

Construir uma usina de biodiesel em uma região onde não se produzem oleaginosas é a mesma coisa que furar um poço de petróleo onde sabidamente não existe petróleo.

Infelizmente temos diversas usinas no Brasil construídas e em construção com esta característica. Primeiro se constrói a usina depois se pensa na matéria-prima, mesmo que depois, por alguns anos, a matéria-prima deva rodar milhares de quilômetros por estradas esburacadas até chegar à usina. No ditado popular isto é colocar a carroça na frente dos bois.

Vale ressaltar que estes projetos em sua grande maioria são de grandes empresas, que acreditamos terem realizado estudos e pesquisas com o objetivo de diagnosticar o real potencial produtivo da região, e que com o comprometimento e investimentos da empresa, a região passaria a produzir a matéria-prima necessária. Projetos de usinas de biodiesel não podem ser feitos por interesses políticos de prefeitos ou governadores sem levar em consideração as particularidades de cada região.

A diferença de um poço de petróleo improdutivo e uma usina de biodiesel é que neste último o biodiesel pode ser plantado.

Catálogo do biodiesel 2010



2 Comentários em “Usina de Biodiesel Improdutiva”

  1. Senhores

    A Construção de uma Usina de porte médio, pelo seu cronograma de obra, um ano, se o projeto for bem feito, o plantio de leguminosas come na mesma data.
    Mamona seis meses, pinhão manso dois anos, soja quatro a cinco meses, daí se vê uma grande vantagem quem vai financiar a lavoura de um modo geral.
    Noutra oportunidade, já me pronunciei sobre esse fato,até dei sugestão e orientação como deveria ser o processo, copiar o que se fez na década de setenta com o cacau, fornecer aos pequenos e médios produtores tecnologia agrícola, assistencia comercial, transporte, folha de pagamento de mão de obra e até sementes, cuja compra do produto será direcionado a quem forneceu os subsidios.
    Jenelicio de Salvador Bahia.

  2. Mirela disse:

    Nossa achei mto legal essa matéria e gostaria de estar trocando emails com essas pessoas… seria possível?
    Att.
    Mirela Garcia

Deixe o seu comentário

Login