Dia de campo sobre Pinhão manso
// 03 março 2007 // Biodiesel
Por Univaldo Vedana
A EPAMIG, Empresa de Pesquisas Agropecuária de Minas Gerais realizará no próximo dia 08/03 (próxima quinta-feira) em Nova Porteirinha – MG o “Dia de campo sobre o pinhão manso“. O evento tem por objetivo apresentar a cultura para a região, divulgar as pesquisas feitas, as que estão em andamento e propor novas pesquisas.
O Dia de Campo mostrará os primeiros resultados das pesquisas da empresa, apresentados por seus pesquisadores. Hora e local ideal para fazer perguntas e esclarecer as dúvidas.
A EPAMIG é pioneira em pesquisas sobre pinhão manso. Nos anos de 1982 a 1985, ela realizou algumas pesquisas sobre a planta, mas o projeto teve de ser suspenso por diversos motivos, entre eles, a falta de verbas e desinteresse político.
A retomada das pesquisas pela EPAMIG ocorreu em 2004 e hoje é uma das grandes pesquisadoras, com diversos campos experimentais espalhados por todo o estado Mineiro.
As inscrições são gratuitas. Maiores informações pelo tel. 038 3821 2160.
Atualização (O Estado de Minas): Técnicos da empresa inglesa D1-Oil, que opera com combustíveis, estiveram em Nova Porteirinha, no Norte de Minas, onde foram conhecer o campo experimental de plantação de pinhão manso que a Empresa de Pesquisas Agropecuárias de Minas (Epamig) implantou no município. O grupo inglês está interessado em montar usina para beneficiamento do produto na região.
Bom dia e parabens aos idealizadores dessa pagina.
Muito bom saber que o pinhão manso vai disputar espaço com a mamona. Donde se conclue que é bem melhor. Quanto mais alternativas para a matéria prima do Biodiesel, melhor.
CONCLUSÃO. SEM QUERER ORIENTAR.
Puliquem algo sobre a produtividade desse vegetal, e riscos prováveis, como inseticida, ou mesmo a seiva. Tenhol minhas dúvidas, embora a mamona, também é tóxica.