Enfim o Paraná tem uma grande usina de biodiesel produzindo
// 28 junho 2010 // Usinas
Nos últimos anos o estado do Paraná foi alvo do lançamento de diversos projetos de construção de grandes usinas de biodiesel. Por aqui estiverem, mexicanos, italianos e por último o mega projeto da CBear.
Nenhum saiu do papel. Mais provável que nem tenham sido colocados no papel. Acredito que o objetivo desses projetos era ganhar visibilidade com o apoio do governo do estado e a divulgação na imprensa para atrair investidores. Como essas iniciativas não tinham base real, morreram no caminho.
A exceção até aqui é usina da BSBios/Petrobras que esta semana deve ter entrado em pleno funcionamento. A unidade teve a construção iniciada pela Agrenco, posteriormente adquirida pela BSBios e depois a empresa formou uma sociedade com a Petrobras. Sob o novo comando a usina vendeu 20 milhões de litros no último leilão.
Assim, a partir de julho, o Paraná deixará de importar boa parte do biodiesel que consome.
Para avançar na verticalização falta a usina de Marialva uma unidade de extração, porque todo o processo de refino do óleo vegetal está construído e pronto ao lado dos equipamentos para a produção de biodiesel. A empresa pode comprar óleo bruto e fazer todos os tratamentos na própria unidade, como degomagem e refino, deixando o óleo nos padrões próprios de qualidade para ser transformado em biodiesel.
O estado do Paraná demorou para ter sua grande usina, mas hoje pode se orgulhar de ter uma usina à altura de seu potencial agrícola e de seu consumo de diesel e biodiesel.
Univaldo Vedana