As usinas de biodiesel e as distribuidoras
// 14 agosto 2009 // Biodiesel, Usinas
A Cosan é a maior esmagadora de cana do país e processará 60 milhões de toneladas no ano safra 2009/10. A empresa atua em todos os elos da cadeia de produção de etanol e açúcar. Na produção da cana, na produção industrial, na logística, na distribuição, na venda ao varejo através dos postos de combustíveis, adquiridos recentemente da Esso, e na exportação com terminais próprios. A empresa controla todo o processo, do plantio da cana ao tanque do carro.
Frequentemente tenho dito que o setor de biodiesel deve olhar os erros e acertos que o etanol tem vivido nos últimos trinta e cinco anos. É preciso olhar também para as empresas com iniciativas de sucesso no mercado do álcool.
Nos primeiros anos do etanol, no início do Proálcool, sua utilização foi para misturar na gasolina em substituição ao MTBE. Não existia posto de combustível vendendo álcool, pois os primeiros carros exclusivamente a álcool surgiram em três anos depois, em 1978.
O biodiesel vem seguindo passos semelhantes. Praticamente só se consome o biodiesel destinado à mistura obrigatória no diesel. A grande vantagem que o biodiesel tem sobre o etanol é que não serão necessárias pesquisas e novos motores para usar o biodiesel puro. O mesmo motor que usa diesel poderá usar o biodiesel com pequenas alterações.
Dessa forma, como aconteceu com o etanol, num futuro próximo os postos de combustíveis também terão uma bomba com biodiesel (B100). Mas isso somente ocorrerá quando o biodiesel tiver um preço próximo ao preço do diesel.
Da mesma forma poderemos ter uma usina de biodiesel controlando também a distribuição e os postos para atender o consumidor final. O que temos hoje são distribuidoras apostando na fabricação de biodiesel, como a Petrobras, Alesat e Petrosul. Mas o mercado destas empresas ainda não está totalmente integrado pricipalmente por causa dos leilões que fazem o meio de campo entre essas duas pontas.
Mas quem sabe, quando o mercado de biodiesel for grande o suficiente, não veremos usinas de biodiesel entrando no mercado de distribuição?