O futuro da Brasil Ecodiesel
// 02 abril 2009 // Usinas
Usinas da Brasil Ecodiesel
Está custando muito caro à Brasil Ecodiesel os erros cometidos no passado. O patrimônio da empresa está sumindo mês a mês, conseqüência do alto endividamento e baixa produção.
A exagerada capacidade de produção aliada a má localização de boa parte das seis usinas e a falta de verticalização da produção são os maiores problemas e de difícil solução dentro de um mercado obrigatório pequeno.
Quais as alternativas? Primeira: Venda de ativos não produtivos (fazendas) e mais três ou quatro usinas e colocar o endividamento dentro de parâmetros aceitáveis de acordo com a produção e a capacidade de pagamento.
Segunda alternativa: encontrar um sócio que esteja disposto a injetar o capital necessário para viabilizar a empresa e mesmo com um novo sócio vender ativos e algumas usinas.
Terceira alternativa: Concordata (recuperação judicial). Difícil de ser aceita pela justiça, já que a empresa não está gerando receitas para pagar suas contas.
Quarta alternativa: Falência.
Considerando os comentários deste site e seus analistas a Brasil Ecodiesel já deveria estar falida desde 2007. O futuro mostrará quem tem razão