Estrangeiros no dendê

// 09 março 2009 // Matéria-prima

Empresários da Indonésia estão procurando áreas no Brasil, especificamente no estado do Pará para produzir dendê em larga escala. São duzentos mil hectares para começar.

Os empresários da palma na Indonésia derrubaram milhões de hectares de floresta em seu país para dar lugar ao dendê.

A governadora do Pará foi direta no assunto e disse que aqui não se derruba mata para plantar dendê e a legislação brasileira não permite grandes áreas de terras na mão de uma pessoa ou empresa estrangeira. Sugeriu a formação de integrações com os produtores rurais e a utilização de áreas degradadas no Estado, mas aptas ao cultivo da palma.

Essa situação mostra que o Brasil precisa encontrar uma fórmula para desenvolver com sustentabilidade a região Norte. O que aconteceu até agora na região foi um crescimento sem futuro. Explora-se a floresta até retirar o último centavo. O que sobra são passivos ambientais que necessitam de grandes investimentos para torná-los produtivos.

Segundo o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, se o produtor rural não tiver outra fonte de renda continuará derrubando a floresta.

O dendê, da forma como a Agropalma trabalha e como a sugerida pela governadora aos empresários da Indonésia é uma alternativa para uma fonte de renda mensal por longos trinta anos aos pequenos produtores da região.

Catálogo do biodiesel 2010



Deixe o seu comentário

Login