Candidato à ‘cana do biodiesel’ do Centro-Oeste começa a ser colhido.
// 22 junho 2009 // Matéria-prima
No início deste mês começou a colheita do crambe no município de Jataí (GO). A plantação aconteceu em março e com noventa dias os produtores já estão colhendo.
Na região de Jataí o crambe ajudará a preencher uma janela de cultivo que antes não era ocupada por outra cultura. O milho safrinha, o sorgo e o girassol tem plantios recomendados para fevereiro e início de março. Já com o crambe, o plantio se estende até início de abril, podendo ocupar áreas que antes ficavam improdutivas em razão de deficiências hídricas.
Outro motivo que ajudou a despertar o interesse pela cultura entre os produtores de Jataí foi custo de implantação da lavoura, cerca de um terço do custo do milho.
Porém, ocupar uma área ociosa e ter baixo custo de produção não basta para o produtor rural. O mais importante é ter a garantia de que sua produção tenha um comprador. E os produtores da cidade goiana tiveram a garantia de compra ou de troca por biodiesel com a empresa Jataí Agroindústria de Biocombustíveis. Espero que os produtores e a indústria fiquem felizes com os resultados e o modelo possa ser usado em outras regiões do país.