Os projetos da Petrobras

// 08 outubro 2008 // Biodiesel

Usina de biodiesel da Petrobras em Candeias

A partir de 2012 a Petrobras quer produzir 938 milhões de litros de biodiesel por ano. É um grande objetivo a ser alcançado e se concretizado colocará a Petrobras Biocombustíveis como a maior produtora de biodiesel do mundo. Teremos então uma multinacional do petróleo como maior produtora de biodiesel.

Se os investimentos em biodiesel darão resultados e dividendos para os acionistas, não cabe aqui analisar. A Petrobras tem dezenas de economistas e analistas competentes para isso.

O que intriga são os custos de construção das usinas da Petrobras.

Nas três unidades construídas a estatal investiu 295 milhões de reais, para uma capacidade de produção de 171 milhões de litros. Ou seja, R$ 1,73 por litro. Muito longe do que tem acontecido no mercado com a iniciativa privada aonde os custos de construção não chegam a R$ 0,50 por litro de capacidade.

Será que a empresa não anda fazendo as contas direito?

Ou foi embutiro o “custo Petrobras”?

Catálogo do biodiesel 2010



4 Comentários em “Os projetos da Petrobras”

  1. Carlos Eduardo disse:

    ‘Custo Petrobras’. Essa é boa.

    Resumo do ‘custo Petrobras’:
    Um pouco para esse, um pouco para aquele, um pouco para a usina.

    Tô certo ou to errado?

  2. Eng. José Natal disse:

    Com certeza o custo burocrático é muito grande. As estruturas da petrobrás não utilizam bom senso. Adotan-se critérios e normas construtivas com extremo rigor, por isso para se fornecer qualquer produto ou serviço à Petrobras o preço tem que ser muito mais alto. As negociações são sempre intermediadas por várias consultorias e inspetores de qualidade e as decisões são demoradas. O próprio cadastro de fornecedores da empresa é excludente.
    Não me admiro deste custo ser tão alto.

    Eng. José Natal
    JB Consultoria Açúcar e Álcool

  3. Engº Paulo Roberto Sanchez disse:

    Sanchez & López Comércio e Serviços Ltda.
    Desculpe não concordar com a segunda parte do comentário do Eng. José Natal, de que, para se fornecer qualquer produto ou serviço à Petrobrás é dificil,
    as normas de segurança e ambientais devem ser rigorosas.
    Sempre forneci serviços para Petrobrás, cumprindo todas as exigências das normas e as contrapartidas foram ótimas.
    Minha empresa sempre teve o cuidado de manter a gestão de segurança e ambiental, Licenças Operacionais, Licenças Ambientais e cursos para os nossos profissionais em dia.
    Tem muitas empresas sem as mínimas condições de qualidade e competência que, caso, a Petrobrás não fizesse essas exigências, estariam prestando serviços baratos e de péssima qualidade. Selecionar de cima para baixo é muito bom.
    Parabéns para os técnicos e todos profissionais da REFAP-Canoas/RS, TENIT-Niteroi/RS, TEDUT-Osório/RS e Transpetro/RS.

    Engº Paulo R. Sanchez-Sanchez & López Comércio e Serviços Ltda

  4. luciane fialho costa disse:

    Boa tarde!!!!
    gosteria d saber qual o percentual d chance d conseguir um estagio nessa empresa petrobras, fazendo um curso a nivel tecnico superior em uma universidade federal de diodisel?

    obrigada: luciane fialho costa

Deixe o seu comentário

Login