O Brasil tem tudo para produzir mais

// 15 setembro 2008 // Biodiesel

Nos próximos 30 anos o consumo mundial por energia líquida aumentará 56%. O petróleo poderá não atender essa demanda, ao menos com preços convenientes. A energia hoje já é cara e deverá continuar cara.

Realizar políticas agrícolas públicas de longo prazo colocará o Brasil no seu devido lugar como “celeiro” do mundo e maior produtor de energia da biomassa mundial.

A propaganda que está sendo veiculada na televisão diz “o Brasil tem tudo para produzir mais”. O que falta é organizar esse “tudo”.

Univaldo Vedana

Catálogo do biodiesel 2010



3 Comentários em “O Brasil tem tudo para produzir mais”

  1. Caros internautas dessa web !

    É com muita satisfação, que comento esse texto, quase secularmente repetitivo.
    Há séculos atras, Thomas Malthus, ja dizia que o mundo iria acabar por crescer a humanidade geométricamente (2,4,8,16,32,…etc), e a produção de alimentos no mundo crescia aritiméticamente.
    Ele se esqueceu que novas terras haviam sido descobertas nas américas, de onde muita produção de alimento surgiria;
    Se esqueceu das inovações tecnológicas que o ser humano desenvolveria (como desenvolveu),com novos adubos, máquinas de rápido plantio, centros de pesquisa, como embrapa, etc.

    Agora o erro se repete. O pior é que Thomas Malthus, ficou famoso por expor sua ignorância, que hoje entendemos assim, mas na época, foi um terror apocalíptico para as cabeças pensantes da inglaterra e europa.

    Assim, hoje ocorre no Brasil, onde pessoas ficam repetindo frazes de efeito, para terem o que falar, recorrendo ao histórico erro de Malthus, em ter visão mílpe, e não ver de modo macro, as possibilidades que o homem cria em novidades e possibilidades criativas, para melhor produzir e fazer quase tudo.

    Calma. Eu mesmo estarei sendo usado pelo poder da criação, para inovar tecnologicamente o modo de fazer muitas ações de produção no campo. Muitos outros ao redor do Brasil o estão fazendo e farão, sem falar no restante do planeta.

    O Soberano Brasil e seu povo, estão no caminho certo. Agora ja estamos em voo de cruzeiro.
    Ja chegaremos a novas etapas de nossa existência como nação fornecedora de energia e alimentos, para todo o planeta, além de óxigênio, via floresta amazônica.

    Mas, se quizerem polemizar, o que é bom, por trazer a baila consciência, podem fazê-lo, pois de cantilêna em cantilêna, se vai ao longe.
    Minha acadêmica contribuição.

    Jair Rothschild Almeida

  2. Giovana Schumacher Gorges Almeida disse:

    Excelente colocação !

    Texto brilhante, estimulante, atual e verdadeiro.
    Graças iniciativa dos militares (Ernesto Geisel se bem me lembro), nosso País, pensando não ter petróleo, na época todo importado e de alto preço, iniciou investimento em pesquisa para desenvolver combustíveis oriundos da cana de açucar. Isso foi uma grande sacada do governo.
    Agora, a inteligência natural do preseidente Luis Inácio Lula da Silva, determinou investimentos constantes nos biocombustíveis, e surge o Brasil, como ícone mundial e líder em energia sustentável.
    Sim, concordo, que muitas vozes, tanto na europa quanto em outras partes do planeta, levantem acusação ao Brasil, como responsável pela falta de alimentos no Brasil e planeta, se contigenciarmos plantio só de cana de açucar e plantas de biodíesel, e ou desmatamento da floresta amazônica, para esse fim.
    Mas, como fala o texto de sr. Jair Rothschild Almeida acima, nós brasileiros só temos motivo para festejar nosso momento de eufórico triunfo, ante o cenário mundial.
    Pela primeira vez, damos uma lição para o planeta. Temos a maior floresta da terra, pulmão do mundo, e mesmo assim, nos dedicamos a encontrar alternativa combustivel, nos biocombustiveis.
    Os agoreiros de plantão, e ignorantes da tecnologia de inovação, precisam aprender com a história e o caso de Thomas Malthus, que poe igorarem cenários mundiais de seu tempo e futuro, cairam em grande tormento ante afirmações da tese de Malthus.
    O caminho é prosseguirmos inovando, produzindo e melhorando nossas tecnologias, continuando a mostrar ao mundo, que sabemos perfeitamente o que estamos fazendo, e onde pretendemos chegar: a um futuro ecológicamente correto e biosustentável, energéticamente falando.
    Parabéns sr. Jair Rothschild Almeida. Concordo em gênero, grau e número com voce. Obrigado pelo ótimo texto.
    Avante Brasil e brasileiros. É nosso tempo de fazer história.
    Giovana Schumacher Gorges Almeida

  3. Jair Rothschild De Almeida disse:

    Cara sra. Giovana S. G. Almeida !

    Muito obrigada, por suas oportunas palavras.
    Sim !
    Ser brasileiro é conhecer a história presente,
    passado de 40 anos atrás para cá, e perceber o
    futuro, ante fatos percebidos e ou vivenciados,
    na realidade nacional.

    Como disse, estamos em vôo de cruzeiro, e, apesar
    da crise mundial, teremos ja em 2009 um dos maiores
    crescimentos de nossa história em condições de
    adversidade global, e em relação as outras nações
    do planeta.

    Temos as mentes mais brilhantes do mundo, em biocombustiveis, e a capacidade de inovação
    produtiva mais perspicaz, em ações agricolas e agropecuárias.

    Nosso destino é liderar a produtividade mundial no campo.

    Continuaremos trabalhando, crescendo e fazendo, o que sabemos fazer:
    Dar bom exemplo para o resto do planeta.

    Jair

Deixe o seu comentário

Login