B3 obrigatório em julho, e o B4?
// 14 março 2008 // Biodiesel
Com a obrigatoriedade do B3 a partir de julho deste ano o consumo de biodiesel em 2008 aumentará em 25%, devendo alcançar mais de um bilhão de litros.
O setor está aguardando os editais dos leilões que deverão contratar todo o biodiesel a ser utilizado no segundo semestre, algo em torno de 600 milhões de litros.
O CNPE facilitou a vida dos vendedores de biodiesel nos leilões anteriores, facultando que até 10% do volume vendido por cada usina possa ser suprido por outra que se disponha a produzir e entregar pelo preço do leilão.
Agora o estranho foi quando se tocou no assunto B4. Enquanto estamos vendo alguns fabricantes autorizando o uso de B20, a mistura de 4% incomoda a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). O governo cobrou agilidade da Associação para aprovar o B4, mas será que a verdadeira preocupação da ANFAVEA não é com a qualidade desses 4% que vai entrar na mistura?
A obrigatoriedade do B3, antes da data prevista inicialmente, nos mostra a nescessidade que o Brasil tem de investir mais na area de biodiesel. Quanto ao B4 já podemos dizer que é uma realidade palpavel, pois o almento da mistura é um caminho sem volta.
Deubson Albuquerque
Consultor AEPEM
gostaria muito de saber quando voçês da edição irão fazer uma reportagem sobre salários em relação as usinas de biodiesel, pois tranalho em uma das unidades da brasil ecodíesel e não é muito satistifatório o salário que eles estabelecerão uma vergonha.