Plantio de Pinhão Manso em Consórcio

// 09 maio 2007 // Biodiesel

Por Univaldo Vedana

Plantação Jatropha curcas

Muitas dúvidas existem sobre a melhor forma de se plantar pinhão manso. Para termos certeza das melhores técnicas de plantio serão necessários pelo menos cinco anos para que alguns resultados preliminares de confiança possam ser divulgados e dez ou doze anos para resultados conclusivos.

Esta demora nas pesquisas não impede que produtores, pesquisadores, agrônomos que conheceram a planta e tiveram algum contato com ela falem do grande potencial de produção. Mesmo assim, milhares de produtores do Brasil inteiro iniciaram plantios aplicando seus próprios conhecimentos e buscando outras fontes, principalmente no site www.pinhaomanso.com.br. Outros foram resgatar conhecimentos do passado, experiências com seus pais ou avós que há décadas cultivavam pinhão-manso para fazer sabão e óleo de lamparina e era plantado também para fazer encerra de porcos.

Enquanto alguns seguiram a experiência dos mais velhos em seus plantios, outros formaram suas lavouras com diversos espaçamentos, quase todos visando a monocultura. Mas o que está tomando força entre produtores é o sistema de plantio em consórcio do pinhão manso com outras culturas, como arroz, feijão, milho e hortigranjeiros de modo geral. Basta que para isto seja mudado o espaçamento entre linhas, ao invés do tradicional 2 x 3 metros, plante no espaçamento de 1,5 metro na linha e 6 metros entre linhas totalizando 1.100 plantas por hectare. Com isto o espaço entre linhas fica para a produção de produtos de subsistência. No futuro, após comprovar na prática os resultados com o pinhão manso, o produtor poderá optar em efetuar o plantio de mais uma linha no meio ou continuar com o consórcio. O produtor que adotar este sistema estará fazendo sua parte contra a fome no mundo e não ficará dependente de uma única cultura.

Catálogo do biodiesel 2010



4 Comentários em “Plantio de Pinhão Manso em Consórcio”

  1. Juarez Carvalho de Abreu disse:

    Gostaria de ser informado sobre pesquisas científicas (publicações) a respeito do Pinhao Manso como planta com potencial para produdção de matéria-prima para biodiesel.

    Jucaabreu@uol.com.br

  2. ivenilson disse:

    existem algumas experiencias sobre o uso de delineamneto sistemático tipo leque com a cultura do pinhão manso?

  3. Rener Mark disse:

    Oi

    Gostaria de saber onde encontramos informação sobre o pinhão manso. Como por exemplo:

    Se existe variedades específicas.
    Onde encontrar semente e quanto custa.
    Quais as condições edarfoclimáticas.
    Iformações comerciais etc.

  4. Rodolfo Juan Parravicini disse:

    Gostaria saber onde conseguir semente en Santa Catarina para realizar experiencia no meu sitio.Desde ja obrigado pela informaçao.

Deixe o seu comentário

Login