Os primeiros passos na substituição do diesel
// 27 março 2007 // Biodiesel
Quando se diz que o mercado futuro do biodiesel é do tamanho do atual mercado de diesel, ou seja, de 40 bilhões de litros por ano, muitos acham isto um sonho, uma fantasia, algo inatingível.
Temos uma mistura obrigatória de 2% de biodiesel no diesel a partir de 2008 e a partir desta data uma mistura facultativa de 5%. Esta mistura de 5% deverá ser obrigatória a partir de 2010. Estes percentuais obrigatórios são o começo de um programa de substituição do diesel de petróleo para um combustível renovável. São pequenos se levarmos em conta o potencial brasileiro, mas valem, e muito, por tratarem-se dos primeiros passos dados pelo governo para a definição de uma política de substituição do diesel mineral caro e poluidor, por um produto de origem agrícola mais limpo e renovável.
Muitos produtores rurais, cooperativas, empresas de transporte, empresas de ônibus estão queimando etapas na utilização do biodiesel em suas frotas e já estão usando misturas acima das mínimas obrigatórias. A Viação Itaim Paulista de São Paulo está usando B30, combustível composto com 30% de biodiesel, 8% de álcool e 62% de diesel mineral em sua frota de 1.800 ônibus. Produtores rurais, principalmente do Centro-Oeste, montaram pequenos equipamentos de transesterificação e passaram a usar o combustível puro em suas máquinas agrícolas. Agora, a Prefeitura de Curitiba, em parceria com a Volvo, anuncia que a partir de abril de 2008 irá testar biodiesel puro, B100 em cerca de 30 ônibus urbanos de Curitiba.
Estes são alguns exemplos, os primeiros passos, os primeiros degraus, a primeira fatia do bolo que o biodiesel está conquistando, um bolo de 40 bilhões de litros.
[…] Boas notícias do biodiesel (e más notícias para os cervejeiros e ambientalistas) “A Viação Itaim Paulista de São Paulo está usando B30, combustível composto com 30% de biodiesel, 8% de álcool e 62% de diesel mineral em sua frota de 1.800 ônibus. Produtores rurais, principalmente do Centro-Oeste, montaram pequenos equipamentos de transesterificação e passaram a usar o combustível puro em suas máquinas agrícolas. Agora, a Prefeitura de Curitiba, em parceria com a Volvo, anuncia que a partir de abril de 2008 irá testar biodiesel puro, B100 em cerca de 30 ônibus urbanos de Curitiba.”Compare Preços de: Bebidas, DVD, Ferramentas, Livros, Carros, Computador, Eletrodomésticos, CD Enviado por Bender Arquivado em Realidade, Interessante, Cerveja, Economia, reblog, Mundo, Ecologia Volte para Campanha: topless para todos! ou vá para Posts similares no Bender Blog: Boas e más notícias para o meio ambiente […]
As grandes corporações, mantenedoras do fornecimento de combustíveis fósseis, se opoem terminantemente à implantação do uso de outros combustíveis renováveis e não poluidores, isso é claro e palpável. Cabe aos governos, principalmente ao nosso, adotar medidas concretas para a implentação do uso do HBio em substituição ao diesel, pois, como todos sabemos, temos solo, clima e mão-de-obra bastantes para sermos os grandes dominadores do mercado mundial,trazendo a distribuição de renda e inclusão social tão propalada. Além do mais, temos o mais importante: tecnologia de ponta, tanto na industria mecanica, quanto na agricultura, ,o que nos dá, sobremaneira, grande vantagem sobre nossos concorrentes. Se medidas sérias forem adotadas e investimentos na pesquisa e incentivo de produção implementados à curto prazo, por certo estaremos “comendo” grandes fatias desse bolo de 40 bilhões de litros.É só fazer.
O programa do biodiesel, se for bem administrado só trará beneficio aos produtores de baixa rendo.Isso só ocorrera se governo não estorquí-los com impostos e mais impostos.
q otimas noticias , para n´´os braseleiros .
nossos netos e 5alves mesmo filhos ter~~ao um brasil melhor . obrigado