Áreas para petróleo verde

// 12 fevereiro 2007 // Biodiesel

Por Univaldo Vedana

Campo de Girassol

Números divulgados pelo Ministério da Agricultura sobre área agrícola utilizada no Brasil:

  • 42 milhões com lavouras anuais (grãos e fibras)
  • 15 milhões com culturas permanentes (café, frutas)
  • 6 milhões com cana.
  • 220 milhões de hectares utilizados com pastagens (pecuária)

Total de área utilizada: 282 milhões de hectares
O Brasil ainda dispõe de mais 80 milhões de hectares de terras agricultáveis não exploradas. Com emprego de tecnologia será possível liberar mais 30 milhões de hectares hoje destinados à pecuária, para a agricultura, totalizando 110 milhões de hectares em novas áreas para a produção de grãos e cana.

É bom lembrar que a pecuária brasileira tem 190 milhões de cabeças e utiliza 220 milhões de hectares, portanto, na média a pecuária subutiliza as pastagens com menos de uma cabeça por hectare.

Outro aspecto a ser considerado na área de produção de grãos de 42 milhões de hectares é a possibilidade de efetuarmos em boa parte desta área, plantios de oleaginosas de segunda safra (safrinha) ou plantios de inverno de girassol, nabo forrageiro, colza, canola, linhaça, entre outras especificamente para biodiesel. Lembrar também, que estes produtores têm terras, máquinas, tecnologia e vontade de produzir, o que lhes falta é que alguma usina de biodiesel garanta em contrato a compra ou troca de sua produção.

Catálogo do biodiesel 2010



2 Comentários em “Áreas para petróleo verde”

  1. Mário Cardoso disse:

    Para nos anteciparmos a qualquer impacto ambiental, resta saber onde estão estas áreas, em quais biomas.

    Abraço,

  2. Orlando Camy disse:

    Com certeza este é o caminho. E para se ter certeza é necessário conhecer a realidade da produção agropecuária nas diversas regiões deste pais enorme. As enormes áreas de pastagens que estão em processo de degradação já são suficientes para atender a demanda de muitas fábricas a serem instaladas. Porém, esta exploração deve ser seguida das técnicas de conservação do solo. Só isso. Há, é claro, mais escolas técnicas e de alfabetização.

Deixe o seu comentário

Login