Acidentes

Explosão atinge caldeira de refinaria da Petrobrás em Paulínia (SP)


O Estado de S. Paulo - 20 ago 2018 - 09:16

Uma explosão atingiu uma das caldeiras da Replan, maior refinaria de petróleo da Petrobrás, na cidade de Paulínia, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira, 20. Dez viaturas do Corpo de Bombeiros dos municípios de Paulínia e Campinas foram enviadas ao local.

O incidente aconteceu por volta de 1h30. A ação da brigada de incêndio da própria refinaria evitou que o fogo se espalhasse para outras áreas do complexo.

O fogo só foi controlado por volta das 4h20 embora o trabalho de rescaldo tenha continuado para evitar o risco de novos focos de incêndio. Não houve necessidade de esvaziar as empresas vizinhas ou as casas de moradores próximos, já que se trata de uma área isolada.

Segundo o 7.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que atende às ocorrências na região, não houve registro de vítimas.

Moradores relataram pelas redes sociais que as janelas tremeram com a explosão, e o fogo e a fumaça podiam ser vistos de diversos pontos da cidade.

A Replan fica a 118 km da capital paulista e tem capacidade para processar 415 mil barris diários de petróleo, o que corresponde a 20% de todo refino nacional. Segundo a Petrobrás, a produção foi paralisada e será instaurada uma comissão para avaliar as causas do acidente.