Jornal espanhol mostra projeto brasileiro de pinhão manso

// 13 março 2007 // Biodiesel

Jornal espanhol fala sobre pinhão mansoO jornal espanhol La Vanguardia, apresentou ontem reportagem sobre o potencial brasileiro em biocombustíveis e iniciou a artigo falando do projeto de pinhão manso no RN:

O pinhão-manso (Jatropha curcas) é uma pequena árvore frágil e feia. Seus frutos aparentemente não servem para nada. No verão nem serve para dar sombra: suas folhas caem. Sua madeira quase não queima. No entanto, cerca de 5 mil famílias de pequenos agricultores do interior do estado do Rio Grande do Norte começaram a cultivar pinhão-manso. E subvencionadas por ninguém menos que a gigante do petróleo Petrobras. O pinhão-manso contém 38% de um óleo utilizado na elaboração de uma substância estratégica do governo Lula: biodiesel.”Temos o petróleo que todo mundo sonha ter em seu jardim. Além disso, é um poço inesgotável. Dá até duas colheitas por ano”, afirma Livania Frizon, da agroaldeia de Canudos, uma fazenda de propriedade coletiva situada em Ceará Mirim (Rio Grande do Norte). Como Livania, milhares de pessoas estão plantando pinhão-manso entre pés de banana, mamão e mandioca.

Frágil e feia? Sério?!? Se a reportagem voltasse lá depois que a plantação estivesse desenvolvida, eles provavelmente trocariam frágil e feia por robusta e elegante.:)

Lembrando que as folhas do pinhão manso caem no inverno e não no verão.

Catálogo do biodiesel 2010



6 Comentários em “Jornal espanhol mostra projeto brasileiro de pinhão manso”

  1. Telmo Heinen disse:

    Se Deus quiser, o Pinhão Manso será a redenção da Agricultura Familiar nas regiões menos favorecidas do país.
    Não acredito que nenhuma cultura mecanizada se sustentará em pequena escala – e, quando tivermos “mamona” para colheita mecanizada, adeus… para os pequenos.

    Gente do céu, raiocine um pouco. A “fórmula” para obter RENDA ainda não mudou, ela continua sendo Renda = Capital Trabalho.
    Portanto para capital “pouco” há necessidade de ter mais “trabalho” se não a RENDA fica pequena demais…

    Abs, telmo heinen @ yahoo.com.br

  2. ANDER disse:

    Começo a me interessar pelo crescente consumo de fontes alternativas de energia. A alguns anos trabalhando com GLP(Gas Liquefeito de Petróleo), gostaria de ver este polo de energia sendo também produzido para fins de cocção de alimentos. Quem em algum canto do Brasil isto poderia ser produzido em larga escala, para baixo o custo de um botijão de gás que hoje é mais de 10% do salário mínimo.

    Um abraço.
    PS: profander@ibest.com.br

  3. Amanda disse:

    Gostaria de levantar uma questão, nesse site há uma outra matéria dizendo que o Pinhão manso dá uma boa sombra no verão e que é uma planta que está em muitos quintais para esse fim e nessa reportagem eles dizem que não tem finalidade nenhuma….

    A minha questão a levantar é: Por que esta planta não está mais desenvolvida a nível de investigação?????Já que a Holanda e Espanha tem grande interesse na produção e são grandes potencias mundiais na produção de plantas deveriam se unir a nós para estudar mais essa planta.não acham???ABAIXO O PETRÓLEO!!!!

  4. Adrianus disse:

    O pinhão Manso proibido? Parece piada.Só porque o feijão parece com o feijão de mesa? Tem tempo para todas as falcatruas neste país, mas para arborizar as regiões montanhosas que são nada menos do que 70.000.000 de hectares no Brasil, com uma árvore que dá fruto para o biodiesel, trabalho familiar, renda, proteção à natureza, maior evapotranspiração, maior retorno pluvial, veículos expelindo menos gás tóxico: é uma dádiva. Partido Verde venha colaborar!!!!!!!!!

  5. nestor cabanas bazan disse:

    Quien dice que es es feo y no da sombra, no conoce la planta,ella es bonita, ninguna planta requiere tener hojas en invierno, en este periodo las hojas caen y abona la tierra, con la llegada de la primavera la planta cobra vida y reverdece,florece,hecha frutos, da dinero al quien lo cultivo, da excelente sombra al ser humano y los animales se guarecen en su sombra, se pueden hacer cultivos orgánico entre el plantío (pimentón,tomate,pepino,etc.etc) captura carbono y produce oxigeno, refresca las casas de los agricultores si se cultiva en sus cercanías ,la raíz, fija nitrógeno en el suelo, la cascara,y la torta del prensado sirve de abono,puede servir de forraje y hasta de alimento para seres humanos después de desintoxicarlos, se sabe los métodos solo falta poner a punto, su recolección es mil veces mas humano que otros cultivos (bajo sombra) se cultiva una vez y se cosecha por 60 anos, produce 5 veces mas que su competidor la mamona, su látex es contra la verruga y afecciones de la piel, SU ACEITE SALVARA AL SER HUMANO DE VOLVER A LA ÉPOCA DE LOS CAMELLOS,(andar a pie) Y AL PLANETA DEL CALENTAMIENTO GLOBAL,ja.ja.ja……….me canseeeee…es FEO ? quien dice que es feo no conoce LA BELLEZA. Soy de PARAGUAY primer productor y poseedor de las mas antiguas plantas de jatropha curcas…….A Rey muerto… Rey puesto, ya esta llegando y ya se avizora el nuevo REY. PINHAO MANSO. Abrazos desde este corazón de América.Nestor Cabanas Bazan

  6. maria iglae malini disse:

    AH…minha gente amada não há o minimo interesse a quem de direito para não dizer dos nossos governantes de levar esse tipo de renda para o nosso povo lá do interior…estou falando do norte e nordeste…a maioria por lá náo tem estrada não tem escolas não tem saude não tem energia sendo assim não tem acesso a nenhuma informação …mas porque é que ao nossos governantes iriam levar essas vantagens para essa gente…deixariam de s ser dependentes das tais BOLSAS … passariam aser GENTE..a ter DIGNIDADE A SEREM CIDADAÕS que e´o minimo que o ser humano quer.
    maria iglae

Deixe o seu comentário

Login