Opiniões

Alcir Dall'Agnol


BiodieselBR.com - 02 jan 2014 - 12:46 - Última atualização em: 16 mai 2014 - 12:13
Indústria do biodiesel está à altura do desafio

Em 2004 quando as primeiras plantas de biodiesel começaram a sair do papel, foram muitas as dificuldades encontradas. Os requisitos para instalação de uma planta de biodiesel eram novos e precisavam ser desenvolvidos. Poucas pessoas tinham o conhecimento técnico sobre as especificações, requisitos de qualidade e operação de uma planta.

Foram muitos os investimentos em tecnologia para que em um curto espaço de tempo o Brasil estivesse inserido entre os principais produtores mundiais de biodiesel. Hoje podemos afirmar que estamos prontos para os próximos desafios. Durante este período, muitas plantas foram instaladas de forma a atender a demanda de mercado.

No quesito tecnologia podemos observar uma predominância nestes primeiros anos por tecnologias importadas que trabalham com conceitos de alta performance, flexibilidade, baixos custos operacionais e obviamente um custo de instalação superior às tecnologias nacionais. Estas basicamente fomentadas por tecnologias nascidas nas universidades brasileiras com foco em baixos custos de implantação, mas um maior custo operacional.

Diante de uma competitividade maior e com maior oferta, ocorrerá uma seleção natural do ponto de vista tecnológico e operacional.  Irão se destacar as empresas que estão preparadas para operar de forma otimizada, com matérias-primas alternativas e com custos operacionais mais baixos, não podendo se esquecer que a logística e tributos serão junto com as performances das plantas os diferenciais neste mercado.

Alcir Dall'Agnol - Intecnial